sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como usar as Linhas?

As linhas são elementos primordiais para guiar o olhar de uma pessoa ao observar uma fotografia. Elas podem deixar sua foto mais agradável (ou desagradável), dependendo de como são posicionadas.

Como identifico as linhas na minha foto?

Com um pouco de imaginação, identificar uma linha que guie os olhos do observador da foto não é tão difícil. Em uma paisagem, o curso de um rio, uma ponte, uma cerca, uma estrada ou até mesmo uma árvore, são exemplos de linhas que, dependendo de como são posicionadas na foto, podem deixar a fotografia bem mais agradável.

Por que é importante pensar nas linhas?

Fotos de paisagens tendem a ser cheias de informação, sendo inúmeros os pontos nos quais você pode deter sua atenção, diferente de um retrato, onde certamente seus olhos se concentrarão no rosto e olhos da pessoa na foto. Assim, as linhas podem ajudar seus olhos a não se perderem no meio de tanta informação. As linhas conduzem o olho do observador pela foto, elas podem levá-lo tanto ao ponto que você quis destacar na foto ( uma estrada levando até um castelo) como estragar a composição da foto, levando o observador para "fora" da foto (a mesma estrada indo para o canto da fotografia e deixando o castelo fora da zona de conforto da foto).

Como posso posicionar as linhas?

Uma tendência nas fotos de paisagem é fazer com que a linha fique em diagonal na foto e, se possível, começando de um dos cantos inferiores da foto. Por exemplo, ao invés de tentar deixar o leito de um rio paralelo à linha horizontal da foto, você pode utilizá-lo como uma diagonal que percorre uma boa extensão da foto. Na foto abaixo, podemos ver um exemplo de como usar as linhas do muro e das grades para guiar o olho até o motivo da foto, que é a cidade fortificada de Saint Malo, na França.

Saint-Malo, France | 27mm | ISO 100 | f/11 | 1/80s | Bosco Ferreira

Algo a ser evitado quando se tem uma linha bem evidente na foto é que, ao invés de conduzir o passeio do olhar por toda a fotografia, ela divida a fotografia ao meio. Posicionar a linha no centro e totalmente perpendicular é algo que gera essa divisão, portanto é indesejável, a menos que você tenha um bom motivo para isso, como, por exemplo, mostrar a simetria entre os dois lados.

 

Um comentário: