domingo, 15 de setembro de 2013

O Santuário Fushimi Inari em Quioto

Quioto (Kyoto) é sem dúvidas uma das mais ricas cidades do Japão em termos culturais. Antiga capital do país na época imperial, Quioto tem uma quantidade surpreendente de templos, mais de 1600! Nem morando lá por muito tempo daria pra visitar tudo. Se tem que escolher alguns, vou falar aqui de um que não pode deixar de ser visitado: O Santuário Fushimi Inari

Na foto abaixo está a entrada do santuário, marcada com um portão laranja enorme. Estes portões são chamados Toriji e são ligados à religião japonesa anterior ao budismo, o xintoísmo.



 Lugar Sagrado

Depois de passar pelo Toriji, segundo a crença, você está agora em um local sagrado, em contato com o mundo dos kami, que são seres com poderes sobre-humanos. Então, você vai ver muita gente prestando suas homenagens e orações nos vários templos desse santuário laranja.




Os Caminhos Infinitos

Os templos de Fushimi Inari são bem legais, mas a maior razão de visitar este santuário é que ele tem uma grande quantidade de caminhos feitos de pequenos Torijis que dão a impressão de se estar em um túnel laranja infinito.


As fotos dos caminhos infinitos estão sem nenhum aumento de saturação, os portões são realmente bem laranjas =).


Preparo físico e hora

O santuário fica na base de uma montanha de 233 metros chamada Inari. Eu não tinha lido a respeito antes, e por isso não esperava que os caminhos fossem na realidade uma subida na montanha. Se for encarar o caminho inteiro, além de fôlego, é bom ir preparado com água e calcular seu passeio pra pelo menos duas horas e meia antes do anoitecer. O caminho é bem longo e tem algumas bifurcações, como na foto abaixo, então não é difícil de se perder à noite.


Lá do alto

Pra quem quer fotografar, sempre vale a dica de ir na melhor hora do dia em termos de luz, o pôr do sol. Quase no topo da montanha, você vai encontrar um espacinho pra ver toda a cidade ao pé da montanha, a vegetação é bem densa, mas deu pra tirar a foto abaixo.


Descendo

Depois de ver o por do sol lá do alto, foi bom ver o santuário à noite com pouquíssimos turistas, o que é bem raro no Japão. Abaixo, despedi-me do santuário com uma foto de longa exposição da portão principal na entrada.


Concluindo...

Em meio a tantos templos, o santuário de Fushimi Inari é um lugar único em Quioto e definitivamente um lugar pra incluir no roteiro. O colorido laranja dos portões dão um tom bem especial às fotos, assim como a riqueza de detalhes na arquitetura dos templos.



Boas Fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário