sábado, 30 de junho de 2012

A regra dos terços

A maioria das pessoas, ao fotografar, ou mesmo filmar, tendem a centralizar o que está em evidência na foto. O que nem todos sabem é que o centro da foto não é um bom lugar pra prender os olhos do observador.  Tentar manter o olhar no centro do retângulo é um esforço a mais pra quem observa a sua fotografia. 

Se o melhor ponto não é o centro, onde é?

Baseado nesse conceito de não centralizar sua foto, existe uma regra bem conhecida e aplicada na fotografia: a regra dos terços (the rule of thirds). A regra dos terços é um dos pilares da composição fotográfica. 

O conceito principal da regra dos terços é que a fotografia pode ser dividida em três partes, tanto horizontalmente quanto verticalmente. Se traçarmos linhas para dividirmos a foto em três, temos algo como na figura ao lado. Os pontos de encontro das linhas são os pontos ótimos para colocar os elementos principais da foto.

Imagine e descentralize

Imaginar as linhas na hora de bater a foto pode não ser tão fácil para algumas pessoas. Para facilitar, pense apenas se o que te chama mais atenção na foto está no centro, se estiver, desloque um pouco a câmera pro lado, de preferência em diagonal. Esse movimento pode ser a diferença entre você bater uma foto 3X4 e bater uma foto bem composta.

Na foto abaixo, podemos ver bem a aplicação da regra dos terços. O motivo principal da foto, que é a casa, está em um dos pontos de encontro das linhas. 

Standing Stones in Carnac, France | 37mm | ISO 100 | f/11 | 1/125s | Bosco Ferreira

Não precisa ser exato

Embora seja o ideal, você não precisa colocar os objetos exatamente nos pontos de encontro das linhas, já faz uma diferença considerável se ao invés de centralizar, você colocá-los sobre as linhas da grade imaginária. As flores na foto abaixo acompanham a linha horizontal superior da grade.

Tulipes in Rennes, France | 55mm | ISO 100 | f/5.6 | 1/30s | Bosco Ferreira

Reconheça a regra dos terços

Se você prestar um pouco mais de atenção, vai ver que nos filmes, a câmera não centraliza o ator ou os objetos importantes de uma cena. Eles estão quase sempre deslocados para as linhas imaginárias dos terços. Até mesmo antes de existir a fotografia, muitos pintores já pensavam que o centro da tela não era o melhor lugar pra colocar o motivo da pintura. Não é difícil reconhecer que a regra dos terços é utilizada desde capas de revistas (veja a foto ao lado) até obras de arte.

Toda regra...

Assim como todas as regras, a regra dos terços também pode ser quebrada em algumas situações, é o caso de composições para mostrar a simetria, ou fotos mais abstratas, nas quais não podemos identificar os elementos principais na foto.

2 comentários:

  1. Muito interessante ! Mais onde estão todas as otras fotos ? lol !!

    Good work dude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Juan! I still need to convert them to JPEG... I send you asap =)

      Excluir